Pesquisas recentes apontam que as doenças alérgicas são bastante comuns em todo o mundo, chegando a acometer cerca de 30% da população de todos os continentes. Muitas delas são agravadas com a chegada das estações mais frias, quando a união da oscilação da temperatura com a baixa umidade do ar, faz com que milhares de pessoas sofram com sintomas como espirros frequentes, coriza, tosse, obstrução nasal, irritação das mucosas nasais, ouvido e garganta e até mesmo dificuldade para respirar.
Os problemas acabam interferindo seriamente na rotina das pessoas das mais variadas faixas etárias e tem como fatores causadores na estação o pólen das flores; a poeira; os pelos de animais, o mofo, fungos e os ácaros. Todos esses problemas acabam acarretando em doenças alérgicas respiratórias como rinite, sinusite, asma e rinossinusite, por exemplo.
Para evitar incômodos maiores, uma série de cuidados podem e devem ser tomados. Eles vão desde o uso de umidificadores e manutenção de um ambiente arejado, até ações como evitar contato com produtos químicos e objetos que acumulem poeira, bem como manter uma alimentação saudável, fortalecendo o sistema imunológico. Além de todas as dicas, é recomendada a visita periódica a profissionais médicos.
Comments are closed.